Pular para o conteúdo principal

Estatuto

 
ACADEMIA BRASILEIRA DE CAPOEIRA- ABC
 
Estatutos da Academia Brasileira de Capoeira
 
Art. 1º - A Academia Brasileira de Capoeira, com sede na Barrados Coqueiros SE, tem por fim, a cultura da Capoeira, na pratica, língua e literatura nacional, funcionará de acordo com as normas estabelecidas em seu Regimento Interno.
§ 1º - A Academia compõe-se de acadêmicos (alunos) e membros efetivos e perpétuos, por ordem de chegada, e colaboradores (mestres de Honra), podendo morar em qualquer parte do território nacional ou internacional, existindo 61 vagas (cadeiras) para o Conselho Superior de Mestres, das quais 52 lacres bronze, e 09, lacres prata. Paulo César Almeida do Prado, mestre Puma, o Fundador, e os quatro membros, que assinarem os presentes Estatutos.
§ 2º - Constituída a Academia, será o número de seus membros completado mediante eleição por escrutínio secreto; do mesmo modo serão preenchidas as vagas que de futuro ocorrerem no quadro dos seus membros efetivos ou correspondentes.
Art. 2º - Só podem ser membros efetivos da Academia os brasileiros que tenham, em qualquer dos gêneros de literatura, publicado obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livro de valor literário, envolvendo patrimônio imaterial, e artefatos da capoeira, assim como aulas de todas as modalidades, nas mesmas condições, menos a de nacionalidade, exigem-se para os membros correspondentes.
Art. 3º - A administração da Academia compete a um Presidente, um Secretário-Geral, um Primeiro-Secretário, um Segundo-Secretário e um Tesoureiro, eleitos anualmente por escrutínio secreto e reelegíveis.
§ 1º - O Presidente dirige os trabalhos da Academia e a representa em juízo e nas suas relações com terceiros.
§ 2º - As funções dos três Secretários serão discriminadas no Regimento.
§ 3º - Ao Tesoureiro incumbe a guarda e a administração do patrimônio social, de acordo com os outros membros da Diretoria.
Art. 4º - A Academia terá uma comissão de contas, composta de três membros e eleita anualmente, além das demais comissões que forem criadas pelo Regimento.
Art. 5º - A Academia funciona com cinco membros e delibera com dez. Parágrafo único. Para eleições exige-se, em primeira assembleia, a maioria absoluta dos membros.
Art. 6º - Sem vênia da Academia nenhum Acadêmico tem o direito de declarar essa qualidade nos livros que publicar.
Art. 7º - Os membros da Academia não respondem individualmente pelas obrigações contraídas em nome dela, expressa ou implicitamente, pelos seus representantes.
Art. 8º - A Academia poderá aceitar auxílios oficiais e particulares, bem como encargos que visem o progresso da capoeira e da cultura nacional.
Art. 9º - No caso de extinção da Academia, liquidado o seu passivo, reverterá o saldo, que houver, será transferido para uma associação nacional que tenha fins idênticos ou análogos aos seus.
Art. 10º - Para reforma destes estatutos, extinção da Academia e aplicação do patrimônio acadêmico, no caso do art. 9º, será preciso o voto expresso da maioria absoluta dos membros efetivos da Academia.
Paulo César Almeida do Prado, Fundador, Mestre de Honra, Lacre Prata 01CSM-ABC
Fabio Almeida do Prado, Presidente atual, Lacre Bronze 02 CSM-ABC
Janisson José de Jesus, Vice-presidente e Secretário geral, Lacre Bronze 03 CSM-ABC
Bruno da Silva Macedo, Diretor Técnico e Tesoureiro, Lacre Bronze 05 CSM-ABC
Marco Aurélio de Vasconcelos Guimarães, Diretor Cultural, Lacre Bronze 06 CSM- ABC

Barra dos Coqueiros 21 de março de2021

Trabalhos de Pesquisa Envolvendo a Capoeira e “seus entornos”

I - Livros:

01 - O Trivial da Capoeira
Dados internacionais de catalogação na publicação: Prado, Paulo César Almeida do, O Trivial da Capoeira. Aracaju, Araújo Gama Editorial, 1998. 144p. (coleção Formar Volume 1 CBC) 1. Folclore - Técnica e cultural. 2. Capoeira. I. Título CDU 398 (81). 
Resumo
 
02 - Capoeira Regional: Luta do Mestre Bimba - Contribuição ao Estudo. /Paulo Prado (Mestre Puma) - Aracaju: Infographics, 2019. 142p, CDU 796.45(813.7)

II _ Trabalhos de pesquisas:
01 – Janisson Jose de Jesus - Mestre Paicobra

Graduações ABC:

Nível de aluno A
1.    Corda cinza (uniforme /observação)
2.    Corda verde (batizado)
3.    Corda amarela
4.    Corda verde-amarelo
5.    Corda verde-azul
6.    Corda amarelo-azul (Instrutor)



Nível do professor B
7.    Corda azul (formado)
8.    Corda verde-amarelo-azul (Contramestre)

Nível de especialização C
9.    Corda branco-verde - Contramestre A
10.    Corda branco-amarelo - Contramestre B
11.    Corda branco-azul - Contramestre C

12.    Mestre de Capoeira da ABC

Conselho Superior de Mestre – CSM
13.    Corda branca - Mestre Lacre bronze  
14.    Corda branca Mestre Lacre Prata - Efetivo

Corda, colocada dobrada na cintura com um laço singelo que permite folgar e apertar sem desata o nó, do lado esquerdo da cintura do capoeirista, com as extremidades na altura do joelho. Nas extremidades da corda ABC não haverá o Desfiamento em forma de pincel, e sim um lacre tipo etiqueta Luva (ABC),envolvendo 4cm do final de cada lado da corda, quando dobrada tem no meio do seio da tem uma lacre luva tipo etiqueta de 8cm, envolvendo a corda evitando o desgaste por conta do nó, de acordo com a graduação (contramestre), as cordas receberão um lacre A, B e C, nas cores azul, vermelho e amarelo, assim como na graduação de mestre que tenha renomado trabalho em prol da capoeira, terá na corda branca um lacre bronze ou prata, fazendo parte do Conselho Superior de Mestre – CSM da ABC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mestre Puma

 Paulo César Almeida do Prado, Mestre Puma nasceu no Rio de janeiro e foi registrado na Bahia.  Iniciou capoeira em Sergipe 1977. Arquiteto engenheiro, teólogo professor da Universidade Federal de Sergipe UFS, Instituto Federal de Sergipe IFS e Pronatec formado como mestre 1996 por Pedro Rosemberg, Mestre Ziza do grupo resistência, que fundaram juntos no Rio de janeiro em 1987. Mestre efetivo do conselho superior de mestres da Confederação Brasileira de capoeira CBC e da Federação Internacional de Capoeira FICA. Mestre fundador da Academia Brasileira de capoeira ABC.  Mestre Puma tem duas obras literárias: O Trivial da Capoeira e Capoeira Regional (luta regional baiana).                        O Tribal da Capoeira     Capoeira Regional

Mestre Marco

Mestre Marco Aurélio,  Iniciado na Capoeira em 1987, foi graduado a Aluno Formado em 1994. Ingressou no Grupo Resistência em 1997, onde recebeu a graduação de monitor (Branco e Verde) em 2000. Formado Mestre De Capoeira em 2017 Pela ABC (Academia Brasileira de Capoeira), Mestre filiado a ABPC (Associação Brasileira dos Professores de Capoeira). Mestre Fundador e Educador Socio-Cultural no Projeto BAOBÁ CAPOEIRA em N. S. do Socorro-Se. Personal Treiner. Mestre Marco, participou de Campeonatos, inclusive o brasileiro onde ficou em segundo lugar na categoria meio pesado, pela CBC (Confederação Brasileira de Capoeira), no Rio de janeiro. Mestre Marco foi um dos 55 mestres convidados para homenagear o Mestre Itapoan em seus 55 anos de Capoeira, no Livro Cruzando Olhares, na página 41. Org. Mestres Lucas, Xaréu e Isadora.      Mestre Marco, participou das fotos do livro "Capoeira Regional Baiana", de autoria do Mestre Puma. Onde executa os golpes. Também saiu nos cartões ...

CAPOEIRA E CIDADANIA

 POR MESTRE PAICOBRA      No último dia 16 de março Mestre Paicobra deu início ao "Projeto Capoeira e Cidadania", no Caic Jorge Amado em Estancia-SE, Participou o Instutor Estria e seus Alunos, representando a  Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nação Serigy em Estância e Professor Loro e seus alunos representando a Associação Renascer Capoeira Estância do Mestre Gaguinho, esteve também apreciando o Mestre Guga da Associação Desportiva de Capoeira Ação da Ginga e Mula, Contramestre C, da Pequena Semente do Mestre Gafanhoto na ocasião a Mestre do Projeto agradeceu a presenca de todos e a importancia do apoio de outros capoeiristas em prol da Capoeira, também falou do convite para  o projeto em outro bairro atravás de uma mãe de aluno participante do projeto, prontamente o Mestre abracou e também teve inicio no dia 22 de março no Bairro Alecrim, no Espaço da Praça do Conjunto Viva Residenca que contou com a presenca do instutor Estria da Nação Serig...