HIBRIDISMO RELIGIOSO NA OBRA A HERANÇA DE MESTRE BIMBA:
FILOSOFIA E LÓGICA AFRICANAS DA CAPOEIRA DE MESTRE DECANIO.
Este foi o titulo do trabalho que Paulo Cesar Almeida do Prado, Mestre Puma Apresentou e defendeu.
Resumo:
Este estudo tem como objetivo apresentar, a partir da análise da obra A herança de mestre Bimba: filosofia e lógica africanas da capoeira, o trabalho interpretativo realizado por Ângelo Augusto Decanio Filho (Mestre Decanio) de elementos religiosos oriundos de tradições múltiplas como o candomblé, o zen budismo, o judaísmo e o cristianismo que geraram uma imagem híbrida da Capoeira Regional capaz de suplantar as diferença específicas de cada tradição e fundar um discurso que culminou em uma experiência, na capoeira, de unidade e êxtase. Para tanto, utilizamos como ferramentas teóricas, além das obras de Mestre Decanio, as reflexões de autores como Mikhail Bakhtin, Burke, P. Berger, Stuart Hall e H. Bhabha, no intuito de fundamentar nossa reflexão em torno da obra decaniana como um marco importante para os estudos em torno das relações entre cultura e religiosidade no campo das Ciências da Religião. Visando uma melhor exposição do tema aqui tratado, dividimos nossa análise em três capítulos para, finalmente, expormos algumas conclusões, sob forma de aberturas, para possíveis trabalhos focados no espaço da capoeira como “lugar” de pluralidade e dinamismo religioso.
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