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Na roda da capoeira... Grande e pequeno sou eu”: divino gingado, divino cantado

 Por:

Cicero Cunha Bezerra

Luiz Carlos Tavares (Mestre Lucas)

Paulo César Almeida do Prado (Mestre Puma)


    RESUMO:


    Uma  das  características  mais  próprias  da  Capoeira  é  a  sua  imbricada  relação  com  a musicalidade.  Diversos  artigos,  livros  e  dissertações  exploram  as  implicações  religiosas, identitárias e culturais que as músicas expressam como uma parte constitutiva do espaço do jogo capoerístico. Nesse nosso artigo, mais do que realizar uma análise histórica da presença e  importância  da  música  na  prática  da  capoeira,  pretendemos  explorar  alguns  aspectos religiosos, tanto nas letras de compositores praticantes (Mestres), como de domínio público e  do  universo  da  música  popular  brasileira,  naquilo  que  elas  possuem  de  elementos importantes  para  a  compreensão  da  capoeira  como  força  dinamizadora  de  valores  que constituem e contribuem para um melhor entendimento das raízes da cultura brasileira. Para tanto, dividiremos nossa exposição em três tópicos: a) no primeiro, traçamos, apoiados no trabalho de Angelo Augusto Decanio Filho, mestre Decanio, linhas que contornam alguns ritmos,  fundamentalmente  de  matriz  afro  e  que  encontram,  nacapoeira,  recepção  e releituras; b) em seguida, realizamos um trabalho hermenêutico, a partir de cantigas autorais e de domínio público, observando o que há nelas de religiosidade e,  principalmente,  de abertura para uma visão híbrida de elementos religiosos oriundos de diversas tradições; c) finalmente, exploramos as ressonâncias do imaginário da capoeira, no tocante ao aspecto religioso, em algumas composições da MPB.


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Mestre Puma

 Paulo César Almeida do Prado, Mestre Puma nasceu no Rio de janeiro e foi registrado na Bahia.  Iniciou capoeira em Sergipe 1977. Arquiteto engenheiro, teólogo professor da Universidade Federal de Sergipe UFS, Instituto Federal de Sergipe IFS e Pronatec formado como mestre 1996 por Pedro Rosemberg, Mestre Ziza do grupo resistência, que fundaram juntos no Rio de janeiro em 1987. Mestre efetivo do conselho superior de mestres da Confederação Brasileira de capoeira CBC e da Federação Internacional de Capoeira FICA. Mestre fundador da Academia Brasileira de capoeira ABC.  Mestre Puma tem duas obras literárias: O Trivial da Capoeira e Capoeira Regional (luta regional baiana).                        O Tribal da Capoeira     Capoeira Regional

Mestre Marco

Mestre Marco Aurélio,  Iniciado na Capoeira em 1987, foi graduado a Aluno Formado em 1994. Ingressou no Grupo Resistência em 1997, onde recebeu a graduação de monitor (Branco e Verde) em 2000. Formado Mestre De Capoeira em 2017 Pela ABC (Academia Brasileira de Capoeira), Mestre filiado a ABPC (Associação Brasileira dos Professores de Capoeira). Mestre Fundador e Educador Socio-Cultural no Projeto BAOBÁ CAPOEIRA em N. S. do Socorro-Se. Personal Treiner. Mestre Marco, participou de Campeonatos, inclusive o brasileiro onde ficou em segundo lugar na categoria meio pesado, pela CBC (Confederação Brasileira de Capoeira), no Rio de janeiro. Mestre Marco foi um dos 55 mestres convidados para homenagear o Mestre Itapoan em seus 55 anos de Capoeira, no Livro Cruzando Olhares, na página 41. Org. Mestres Lucas, Xaréu e Isadora.      Mestre Marco, participou das fotos do livro "Capoeira Regional Baiana", de autoria do Mestre Puma. Onde executa os golpes. Também saiu nos cartões ...

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